Meditação Vocal no Instituto Hermógenes, RJ – 28/6/2019

Share on facebook
COMPARTILHE!

<–> Atenção <–> Intenção <–> Respiração <–> Som <–> Silêncio <–>

Há alguns anos, estava nos Himalayas e houve um grande incêndio florestal. Naquela época do ano, ter alguns focos de incêndio era comum, e a comunidade local dizia que fazia parte do processo de renovação da floresta. Porém, naquele ano, não havia nevado na época costumeira e os incêndios se alastravam de maneira devastadora.

As comunidades dos pequenos vilarejos começaram a se mobilizar e a combater o fogo… com fogo! Sim, o fogo se alastrava através das folhas secas caídas no chão, então fazia-se um caminho de montanhas de folhas e ateava-se fogo nelas antes que o fogo descontrolado chegasse. Dessa maneira, impedia-se o avanço do fogo para certas áreas, especialmente a locais onde tinham moradias.

Nosso percurso por vezes é parecido. Nossa mente é inquieta e barulhenta, por vezes faz tanto barulho que fica difícil distinguir os diálogos que acontecem nela. Procuramos, então, trabalhar o movimento mental desordenado no sentido da conscientização e organização desse movimento: “combatemos”, na meditação vocal, o barulho mental com o som!

Da mesma maneira que nos demais sitemas yogis, é preciso começar do ponto onde se está, escolher as ferramentas adequadas para a equilibração dos trigunas (sattva-rajas-tamas), despertar o prana e direcioná-lo, através da atenção, numa única direção.

E é no percorrer deste caminho que o som profundo pode ser ouvido, manifesto, vibrado; e eventualmente é criado um ambiente interno que possibilite perceber que o silêncio que tanto se buscava, sempre esteve ali.

Vamos experimentar esse mergulho no dia 28/6, das 13h às 14h, no Instituto Hermógenes, no Centro da Cidade do Rio de Janeiro. A participação é aberta a todos e a contribuição arrecadada (de acordo com a possibilidade e vontade de cada um) será 100% destinada a apoiar a continuidade do Projeto Yoga de Rua, que oferece yoga, meditação e alimentação vegetariana a pessoas em situação de rua no Rio.

Mais informações: shodashiyoga@gmail.com

Sobre a professora que conduzirá a prática: Ana Poubel é professora de yoga e terapeuta corporal há 15 anos. Discípula de Swami Nirmalatmananda (Ordem Ramakrishna); terapeuta em Yoga Massagem Ayurvedica pelo Método Kusum Modak (Pune, India); estuda filosofia e psicologia indiana com Pravrajika Vivekaprana (Ramakrishna-Sarada Mission – Pangot, India); praticante e ensinante de Yoga pela tradição de Tirumalai Krishnamacharya, tendo estudado com seus discípulos diretos Ramaswami Srivatsa e BNS Iyengar, bem como com estudantes de TKV Desikachar Jorge Knak, Maria Nazaré Cavalcanti e seu atual professor Diego Koury; estuda Anatomia do Yoga com Leslie Kaminoff (NY, EUA) e Yoga da Voz com Alba Lirio (RJ, Brasil) e Silvia Nakkach (CA, EUA). Formada em Licenciatura em Dança pela Faculdade Angel Vianna (RJ, Brasil); e Pedagoga pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (RJ, Brasil).

Artigos Relacionados