Orientação Individual de Yoga – Online e Presencial

O estudo do Yoga é uma via de mão dupla: uma tradição que chega até nós através de um fio ininterrupto de transmissão de professor para aluno, e que só se preserva se o professor é um eterno aluno, e dá a sorte de encontrar pessoas interessadas no que ensina. Seguindo nessa trilha de cuidado e respeito aos ensinamentos dos mestres que vieram antes de nós; aproveitamos para te contar que como praticantes e professores, seguimos nossos estudos regulares com o professor Paul Harvey, aluno de TKV Desikachar, que foi aluno de Tirumalai Krishnamacharya, que foi aluno de Ramamohan Brahmachari.

A Orientação Individual de Yoga é o caminho de ensino do Yoga mais ligado à sua origem. O sistema do Yoga nasce como uma ferramenta de autoconhecimento, e para tal, um olhar cuidadoso para o processo de cada um – suas histórias, interesses, habilidades e desafios – se faz necessário.

Nesse formato, os encontros são de 1 pra 1, com 1 hora de duração, e acontecem semanal ou quinzenalmente (e em alguns casos, pode ser que encontros mensais sejam apropriados).

Podem permear esses encontros os seguintes temas:

  • Práticas e experimentações das técnicas do Yoga, como postura, respiração, concentração, canto meditativo e outros.
  • Conversas sobre as experiências de vida e questões que surgem a partir dessas experiências, pela ótica da psicologia e filosofia do Yoga.
  • Reflexões sobre conceitos que orientam o processo de autoconhecimento e busca de clareza mental.
  • Estudos de textos específicos da literatura do Yoga. 
  • Desenvolvimento da recitação dos Yoga Sūtra-s de Patañjali como recurso para a prática de instrospecção, da atenção, da escuta, da memória e da relação com os ensinamentos contidos no texto.
  • Estudos de Aplicação das Metodologias do Yoga (é recomendado já possuir alguma experiência de Prática Pessoal Orientada). 

Ao longo dos encontros individuais, e de acordo com o que cada pessoa traz de interesse e necessidade, vamos escolhendo metodologias que possam ser inseridas no cotidiano do aluno e o ajudem a caminhar na direção escolhida. Essas metodologias podem ser tanto o que chamamos de prática formal: aquela que é feita num momento exclusivo do dia, e faz uso de técnicas do Yoga, como postura, respiração, concentração, canto meditativo, entre outros; bem como o que chamamos de prática informal: que são atividades e atitudes que auxiliam o desenvolvimento do aluno, desde recomendações de leituras a caminhadas na natureza, por exemplo.

Por ser uma caminhada bastante pessoal, a maneira como se desenrola este percurso varia de pessoa para pessoa, e ao longo do processo pode mudar de orientação: alguém pode começar o processo para aliviar dores nas costas, e em algum tempo desenvolver interesse pela meditação ou pelo estudo das estruturas mentais, por exemplo.

Local: Zoom (Online) / Presencial no Rio de Janeiro
Horários: A combinar

Valor sugerido por encontro para 2024: de acordo com suas possibilidades o aluno poderá escolher o valor que irá contribuir entre R$115 e R$ 168, a serem pagos por encontro ou mensalmente.
Contato: shodashiyoga@gmail.com ou whatssapp aqui

Vastas emoções e pensamentos imperfeitos

A Presença e as Ações de Prāṇa Śakti

De maneira geral, o objetivo do Yoga é provocar uma mudança na consciência e, consequentemente, no impacto sobre a atitude e as funções do indivíduo. Essa transformação pode ser vista como a união de dois opostos, como Prāṇa e Apāna, ou a separação de dois aspectos aparentemente inseparáveis, como Puruṣa e Prakṛti. Em ambos os casos, um tempo e um processo estão envolvidos. Essa mudança pode começar no corpo físico, nos processos energéticos, na atitude mental ou nas respostas emocionais.

Leia mais »

Mudar a mente para meditar

Já perdi a conta de quantas vezes meu professor repetiu uma enfática afirmação de Tirumalai Krishnamacharya, que diz: “é preciso mudar a mente para meditar,

Leia mais »

Leave a Reply