Prática e Estudo do Yoga segundo Krishnamacharya

Krishnamacharya via a Prática e o Estudo do Yoga como três fios:

– Śakti Krama ou Prática de Yoga como um Meio de Poder

O Yoga pode ser usado para conectar o corpo e a mente. É a habilidade de alcançar algo por meio de esforço físico e mental intensos, ou Śakti Krama, através de Śikṣaṇa Krama (prática sem concessões) ou Sṛṣṭi Krama (prática para crianças).

Por exemplo, para cultivar e manter um estado de concentração ou desenvolver o corpo e a respiração por meio do refinamento de várias posturas e técnicas de respiração. As consequências são o poder sobre e dentro do corpo e da mente.

Dessa forma, o Yoga pode ser visto como uma arte e oferece um campo fascinante e útil para muitas pessoas que buscam desenvolver essas qualidades.

“De que serve a espada da sabedoria (jñāna asinā) para cortar as correntes da ilusão (avidyā), se o portador é fraco demais para carregá-la.”
– T. Krishnamacharya

Tradicionalmente, esse aspecto é apenas um meio para alcançar um objetivo mais importante:

– Adhyātmika Krama ou Prática de Yoga como um Meio de Autoinvestigação

O Yoga também pode ser usado como uma ferramenta para uma compreensão mais profunda de nós mesmos, investigando tanto o que vemos como o “eu” cotidiano, suas ações e motivações, quanto algo além disso, ou Adhyātmika Krama (a jornada em direção à nossa Essência).

Aqui, o Yoga pode ser utilizado para apreciar e sustentar uma qualidade de atenção. Essa atenção oferece um espaço que pode permitir que nossas ações, ou especialmente reações, sejam menos influenciadas pelos padrões mais usuais da mente.

“A verdadeira liberdade está no relacionamento que você tem com seus hábitos.”
– T. Krishnamacharya

Com uma atenção mais sensível e consistente, podemos reduzir os efeitos de nossos condicionamentos. Como consequência, podemos experimentar um senso mais profundo de bem-estar e ter o potencial para agir com maior consciência em nossa vida, trabalho e relacionamentos.

No entanto, todos nós enfrentamos problemas, fragilidade na saúde ou doenças de tempos em tempos:

– Cikitsā Krama ou Prática de Yoga como Terapia de Saúde

O Yoga, como suporte restaurador e preventivo de saúde, pode ser uma terapia de cura para nos ajudar a lidar com ou antecipar os efeitos de problemas e doenças em nossas vidas, ou Cikitsā Krama, através de Cikitsā Krama (recuperação restaurativa) ou Rakṣaṇa Krama (cuidados preventivos).

Aqui, a abordagem deve ser diferente para cada pessoa, pois nosso potencial para praticar Yoga será afetado pelo problema, ou o problema será afetado por nossa atitude em relação a ele.

Além disso, de acordo com a medicina indiana tradicional, aquelas doenças que são crônicas e não podem ser curadas apenas com medicamentos também podem ser ajudadas por técnicas de Yoga. Assim, o Yoga pode ser usado como um suporte junto a outras formas de tratamento.

Utilizando conceitos de Yoga, é possível, dentro de um ensino cuidadoso de Yoga individualizado, introduzir práticas que respeitem os problemas ou doenças e apoiem nossa intenção de reduzir seus efeitos negativos no futuro.

“O paciente deve ser seu próprio médico, deve observar a si mesmo, usar sua própria inteligência e encontrar as ferramentas certas. Fundamentalmente, a solução está no discernimento do paciente. Ninguém pode compreender pelo paciente.”
– TKV Desikachar

No entanto, praticar Yoga como terapia também pressupõe que estamos dispostos a aceitar a responsabilidade por fazer mudanças dentro de nossa própria situação.

Esses três aspectos da prática de Yoga — poder, autoinvestigação e terapia — se complementam mutuamente ao ajudar a manter a saúde física, a vitalidade psicológica e o propósito espiritual diante dos compromissos e desafios da vida, trabalho e relacionamentos.

“O sofrimento é o ponto de partida para a jornada do Yoga em quatro etapas: o sintoma (duḥkha ou sofrimento); através da causa (avidyā ou ilusão); para o caminho (kaivalya ou independência); para os meios (aṣṭāṅga ou caminho de oito membros) para viveka ou discernimento. Esse processo quádruplo está no coração do Yoga, do Āyurveda e do Budismo.”

– Estudo e Prática do Yoga englobam

O estudo e a prática do Yoga são um treinamento profundo em uma metodologia específica que exige comprometimento para ser explorada por meio de uma prática pessoal. Isso significa um compromisso central como estudante com uma prática de Yoga personalizada e em desenvolvimento como referência experiencial.

“Yoga é um processo, e não apenas um conjunto de técnicas.”

É uma metodologia que oferece ferramentas profundas, e não apenas uma variedade de ferramentas. No entanto, essas ferramentas estão organizadas como bonecas russas, em que uma deve ser aberta antes que a próxima se revele.

Entre os campos que podem oferecer uma estrutura de desenvolvimento para o conteúdo e o processo de uma prática pessoal (Sādhana), ou “meios” para o estudante explorar as noções de si e do não-eu, estão:

Desenvolvimento Integrativo através de Estudo e Prática dos seguintes componentes:

  • Prática e Teoria de Āsana
  • Prática e Teoria de Mudrā
  • Prática e Teoria de Prāṇāyāma
  • Prática e Teoria de Dhyānam
  • Prática e Teoria de Adhyayanam (canto como aprendizado ou meditação)

Isso precisa ser suportado por uma prática personalisada de Estudo Textual e Oral envolvendo:

  • Aplicação experiencial dos princípios práticos e teóricos dos textos de Haṭha Yoga.
  • Aplicação experiencial dos princípios da psicologia do Yoga por meio dos Yoga Sūtras.
  • Orientação para conectar outros textos indianos ao estudo e prática do Yoga.
  • Estudo experiencial dos princípios energéticos, constitucionais e de estilo de vida no Āyurveda.

——————————————————————————————————–

Artigo de Paul Harvey, professor dos mantenedores do Shodashi Yoga, postado originalmente no site yogastudies.org.

Vastas emoções e pensamentos imperfeitos

Yoga como Prática

Yoga como Visão, Prática e Ferramenta – Parte 2 Haṭha Yoga – Yoga e Prāṇa Yoga como Alquimia – O Lugar e o Propósito de Prāṇa,

Leia mais »

Yoga como Visão

Yoga como Visão, Prática e Ferramenta – Parte 1 Rāja Yoga – Yoga e Samādhi A Visão, o Caminho e o Objetivo rumo ao Samādhi

Leia mais »

A Presença e as Ações de Prāṇa Śakti

De maneira geral, o objetivo do Yoga é provocar uma mudança na consciência e, consequentemente, no impacto sobre a atitude e as funções do indivíduo. Essa transformação pode ser vista como a união de dois opostos, como Prāṇa e Apāna, ou a separação de dois aspectos aparentemente inseparáveis, como Puruṣa e Prakṛti. Em ambos os casos, um tempo e um processo estão envolvidos. Essa mudança pode começar no corpo físico, nos processos energéticos, na atitude mental ou nas respostas emocionais.

Leia mais »

Leave a Reply